sábado, março 29, 2014

Roupa Curta? Tá pedindo!




Essa semana o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), divulgou os números de uma curiosa pesquisa. 
Com a frase "Se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros", 58, 5% dos entrevistados concordam totalmente ou parcialmente, 35,3% concordam totalmente, 23,2% parcialmente, 30,3% discordam totalmente, 76% discordam parcialmente e 2,6% se declaram neutros.
Para a frase "Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas": 42,7% concordam totalmente com a afirmação, 22,4% parcialmente, e 24% discordam totalmente e 8,4% parcialmente.

As respostas da maioria dos entrevistados, denotam o quão machista ainda é a sociedade em que vivemos.

A reflexão aqui evidencia que a maioria das pessoas entende como natural  o homem não ter autocontrole de seus desejos e vontades, cabendo a mulher vigiar seu comportamento frente ao predador. Seria então de entendimento geral, que a culpada pela violência masculina seria a mulher, pois o homem apenas cumpre seu papel de macho.

Ridículo? A pesquisa mostra que não, as pessoas de forma geral (homens e mulheres) pensam dessa forma. Triste.

Eu particularmente gostaria de acreditar que as pessoas respondem a esse tipo de pergunta seguindo uma maioria, um senso comum...para não destoarem da massa, acabam repetindo o que foi dito para não serem diferentes. Será? Antes fosse.

Quem nunca viu uma mulher em um determinado lugar e concluiu como inadequada a roupa que ela escolheu para vestir? Todo mundo se acha nesse direito vai, sejamos sinceros. 
O erro na escolha do traje para a ocasião seria nada mais, nada menos do que uma falta de noção e tal mal atinge tanto homens quanto mulheres, agora acreditar que essa pessoa mereça ser atacada pela roupa curta que veste é absurdo.

Infelizmente o fato é que o popular "Ela tá pedindo", é ouvido nos quatro cantos do Brasil, comum acharem merecido o ato violento a quem "pede", contudo, o discurso muda totalmente quando a violência é com alguém próximo como a esposa, a irmã....hipocrisia? Pense a Respeito!