Digamos que você more em uma distante cidade do interior deste imenso país, e sua mãe esteja passando muito, mas muito mal. Nesta cidade não há um hospital estruturado, bom posto de saúde, médico e para que sua querida mãe seja devidamente atendida, vocês tenham que viajar 100, 200 Km à uma cidade vizinha que ofereça um serviço de saúde digno. Fala a verdade, cá entre nós reze para que não seja nada realmente grave, do contrário sua mãe morre sem nem saber de quê!
Sinceramente você aí que se colocou nesta situação, tá querendo saber se na sua cidade de origem há um médico brasileiro, cubano ou marciano?! Duvido muito! Você quer mesmo é ser prontamente atendido.
O governo brasileiro está contratando médicos estrangeiros para trabalharem justamente nestas cidades distantes. Em lugares que nossos médicos não querem atender seja pela distância, fraca infra-estrutura, risco e ou baixos salários.
Senhoras e senhores novamente a "terra sem preconceitos", mostrou sua face. Eu que pensei que dificilmente alguma coisa superaria aos ataques que a jornalista cubana Yoani Sanches sofreu por ousar expressar sua opinião, assisti envergonhado a forma com que foram recebidos os médicos estrangeiros. O ressabiado médico nacionalista irá atender na cidade distante ou teme um possível bom atendimento estrangeiro? A xenofobia chegou aqui e parou! Lamentável!
Amigos! A contratação e envio de médicos estrangeiros ao interior do Brasil resolve o problema da saúde em nosso país?! Evidente que não. Ideal seria haverem médicos nessas localidades, formados em boas universidades públicas nestas cidades e que não quisessem sair para grandes centros a fim de melhores salários e qualidade de vida. Sonho! Infelizmente sabemos que isso hoje é utopia.
Contratar médicos (seja lá de onde forem) seria hoje uma das muitas ações que ao meu ver deveriam ser implementadas para tentar-se minimizar o grande problema que é o acesso à saúde no Brasil. De que adiantam médicos sem enfermeiros, auxiliares, equipamentos e infra-estrutura. Médico é super-herói?! Nem o maior dos abnegados resolve tudo sozinho.
A inexistência do médico em locais distantes é explicada por um conjunto de coisas. Os motivos passam por mal ou nenhum investimento, educação de má qualidade, má distribuição de renda...oportunidade e possibilidade para poucos, frustrando o desejo de muitos.
O pobre e humilde cidadão não tem acesso à um digno serviço de saúde desde que Brasil é Brasil. Não vejo este ou aquele governo como culpados pela situação de todo este estado de coisas e sim de uma mentalidade antiga, muito forte que deu e dá privilégios a uma pequena, endinheirada e opressora parcela de pessoas.
Entra e sai político do poder e o discurso do povo é sempre o mesmo. Fulano não fez, sicrano não faz. É sempre ele?! Onde estamos?!
Dilma, Lula, Fernando Henrique, Itamar, Collor, Sarney...eles enganam ou nós nos enganamos?! Culpa?! Responsabilidade?! Deles ou nossa?! Pense a respeito!