Venho aqui falar de amadurecimento. Amadurecimento pessoal, amadurecimento geral.
Quando digo amadurecimento refiro-me à todas as nuances do envelhecimento, porém, principalmente a percepção de tudo o que nos cerca, a experiência.
O Brasil é um país que pouco a pouco deixa de ser um território com uma população jovem para ser em breve uma nação de gente madura e experiente. Em 20, 30 anos, com o aumento da longevidade teremos uma população composta em sua maioria por pessoas mais velhas, é a chamada inversão da pirâmide etária.
O envelhecimento natural da população, traz consigo uma maturidade dessas pessoas. Assuntos antes ignorados, deixados de lado, passam a ser contestados, observados de uma nova forma. Nem tudo hoje é oba oba, a mídia, os meios de comunicação, o jeito de se fazer política de discurso sem fundamento, já não funciona tão bem quanto antes. Começa a existir em nossa sociedade uma real preocupação dos indivíduos com a cidade onde moram, o estado, o país.
Claro, há muito o que acontecer de fato, ingenuidade acreditar que absolutamente tudo mudou, que a cura chegou hoje através da experiência. Não acredito, contudo, vejo como óbvia uma mudança que começa a ocorrer a partir de agora. Há discussões e reflexões hoje acontecendo que com toda a certeza incomodam muita gente que acreditava controlar os rumos do dito alienado pensamento comum brasileiro.
Interessante observar que a velha máxima de que o país revolucionará a partir da juventude é sim real. Haverá um país diferente e melhor a partir dos jovens velhos do amanhã.
O Brasil tem jeito, há sim luz no final do túnel e a mudança inicia-se e resultará em um país melhor por culpa e mérito de nossa própria população. Quem muda o Brasil são os brasileiros!
PenseaRespeito