E a Copa do Mundo?
Momento interessante para reflexão não é? É?! Que tipo de reflexão?!
Bom! Há toda uma importância, um jeito como o brasileiro enxerga futebol e em especial Copa do Mundo. O nacionalismo aparece, o verde e amarelo ganha as ruas, as pessoas valorizam uma unidade. Curioso.
E os jogadores? Viram heróis e ou vilões nacionais com rapidez surpreendente. O tal do Neimar recebe uma carga, uma responsabilidade a meu ver tão maior do que o jogo de bola que chega a ser absurdo. Falam do dinheiro que o cara recebe, da namorada que ele tem, do exemplo que dá ou deixa de dar para as pessoas (aos mais jovens principalmente), que é mal caráter. Com todo o respeito que todos merecemos, penso que seja esperar muito de um jogador de futebol.
No meu entendimento o Neimar por exemplo é um jovem que tem um talento absurdo pra jogar bola. Que ele também seja exemplo, tenha responsabilidade e até consciência de tudo o que de bom ou ruim aconteça no Brasil e no mundo é entender que o sujeito seja abençoado com todas as virtudes do ser humano. Impossível.
Pensem a respeito. Ao jogador de uma hora pra outra é oferecida uma grana mensal que não dá nem pra gastar de tanto que é! Acreditar que essa mesma pessoa irá procurar boa orientação, irá estudar, refletir sobre política, injustiças sociais, ou seja, irá pensar sobre o mundo em que vive, demanda uma esperança que não temos muitas vezes em nossas próprias famílias. Complicado.
Eu por exemplo como fã de esporte que sou, tenho feito um exercício de não me deixar contaminar muito pela visão política da coisa e colocar nos jogadores, no esporte futebol a culpa por coisas que vão além, muito além. Tenho tentado não ser tão chato. Problematizar tudo cansa todo mundo.
Logicamente o futebol é sim pão e circo, é instrumento do capitalismo, aliena, tira foco...tudo isso é inegável, contudo, dá sim pra curtir futebol e para além disso, aproveitar as possibilidades que o torneio Copa do Mundo oferece com relação ao encontro de tanta gente diferente em um mesmo espaço por exemplo. As possibilidades são inúmeras!
Vamos curtir o momento gente, mas vamos dar ao futebol, a importância que ele deve ter que é nada mais do que entreter.
A Copa é legal demais, mas o evento e os jogadores que lá estão não são e nem tão pouco irão resolver os problemas do mundo. Vamos rir, xingar, nos divertir. Acabou o jogo bora viver a vida!
"Futebol: a mais importante das coisas menos importantes"
PenseaRespeito*