para ampliar clique na imagem
Outro dia vi uma reportagem interessante no Sportv (quem diria) sobre vida pós esporte profissional.
Diferente do que se imagina a matéria não retratava paz e tranquilidade para ex atletas profissionais, muito pelo contrário.
Atletas dos mais diferentes esportes como: futebol, basquete, futebol americano, baseball...apesar de milionários tinham com a aposentadoria suas vidas completamente destruidas.
Nos primeiros anos de aposentadoria uma porcentagem grande de ex atletas perdem o "encanto" e vêem suas esposas pedindo divórcio (pensões astronômicas). Evidentemente deixavam de ganhar os altos salários, não haviam feito economia nos anos de fartura e não sabiam lidar com a nova realidade da grana curta. Verdadeiro caos!
A principal causa da infelicidade pós aposentadoria do esportista, é o fato de na maioria das vezes não ter havido preparação (psicológica inclusive) para o fim da fama e dos contratos milionários. Ainda que nos Estados Unidos os atletas tenham cursado ou pelo menos frequentado faculdade, na verdade vivem para o esporte 24 horas por dia, 7 dias da semana. O cara literalmente não sabe fazer mais nada além do esporte que praticava como profissão.
O recém aposentado, Shaquille O'Neal, dificilmente terá problemas financeiros com o final de sua carreira. Com a saída de Michael Jordan, foi o ex pivô dominante quem carregou a marca NBA. Convites para campanhas de publicidade e para comentários de TV irão pipocar para o grandalhão, porém, nem todo ex jogador é tão carismático quanto O'Neal.
A lição que se tira é que independente de quem seja, o tempo cobra caro do sujeito pouco ou nada preparado para as reviravoltas da vida. Seguro morreu de velho, pois a casa cai pra todo mundo, inclusive pra milionário.
2 comentários:
acompanho há muito tempo o seu blog e esse post matou a pau, parabéns pelo conteúdo e pela lógica nos raciocinios, é nóis...
Blz Marco?
Cara é bom conhecer um pouco o pessoal que visita o blog. Muita gente passa por aqui há tempos e não comenta. Não é obrigação, claro, mas é legal quando o fazem.
Abraço!
Postar um comentário