quinta-feira, janeiro 22, 2015

Terrorismo na França



No último dia 7 de Janeiro, aconteceu na França um atentado terrorista à revista francesa Charlie Hebdo. Segundo o noticiário três homens fortemente armados e mascarados adentraram o prédio onde fica a revista de sátiras e gritando "Alá é grande" mataram 12 pessoas e feriram mais outras 11.

A notícia da selvageria correu o mundo e milhões de pessoas chocadas com tamanha violência, demonstraram principalmente através das redes sociais, seu total repúdio ao ato terrorista e apoio aos jornalistas e cartunistas mortos e feridos.

Assim como a famosa "Somos todos macacos" a frase "Je suis Charlie" (Somos todos Charlie) tornou-se o lema de grande parte dos defensores da liberdade de expressão e é justamente a partir deste ponto que começa a haver controvérsia.

A França é um país que tem em sua população, um número grande de praticantes do islamismo. Oriundos principalmente da chamada África branca essas pessoas professam legitimamente sua religião em território francês e merecem respeito em sua crença tal qual o budista, o católico, o evangélico...
Charlie Hebdo é uma revista famosa mundialmente, por satirizar acidamente através de desenhos o islamismo e também outras religiões. São provocativos em suas publicações.

Todos sabemos que entre os praticantes de toda e qualquer religião há sempre uma parcela de radicais, grupos de pessoas que muitas vezes usam sim de extrema violência na defesa de sua ideologia. Com o islamismo não é diferente, não é rara a notícia de que um homem bomba foi responsável pela morte de dezenas de pessoas, que cortaram a cabeça de um estrangeiro reivindicando algo da comunidade internacional. Agora me diz aí você que tá lendo, tem cabimento mexer com essas pessoas?

Não sou contra a liberdade de expressão, muito ao contrário, escrevo em um blog, mas ao mesmo tempo sou a favor do bom senso, do respeito. A partir do momento que se provoca, assume-se o risco. Tá certo entrar em um lugar, atirar, matar e ferir? Claro que não! Mas se o mundo sabe que há pessoas que pensam ser tal prática correta, porque e para que provocá-las?!

Definitivamente a humanidade está longe de chegar a perfeição. Há maneiras e maneiras de se enxergar o mundo, culturas diversas, as pessoas são em grande parte intolerantes e querem impor o seu juízo de valores. Não achamos a mesma graça em tudo e todos.

Somos todos sabedores disso?


PenseaRespeito


Nenhum comentário: