Vou tirar um pouco a ferrugem e escrever aqui no PenseaRespeito.
Muitas, várias coisas me incomodam no nosso exato justo tempo indignado presente, mas essa tal meritocracia eu vou te falar viu, haja paciência.
Antes de malhar vamos definir a tal meritocracia.
meritocracia
substantivo feminino
1.predomínio numa sociedade, organização, grupo, ocupação etc. daqueles que têm mais méritos (os mais trabalhadores, mais dedicados, mais bem dotados intelectualmente etc.).
2.p.met. classe ou grupo de líderes num sistema desse tipo.
Segundo a definição aí do dicionário, teria predomínio em uma sociedade o individuo mais trabalhador, mais dedicado, mais bem dotado intelectualmente, ou seja, para se alcançar o sucesso, bastaria ser trabalhador e intelectualmente superior. Partindo desse principio uma vida repleta de grandes realizações, depende única e exclusivamente do esforço e capacidade individuais e aqueles que fazem por merecer alcançarão indubitavelmente os louros da glória.
Utopia! Em um mundo perfeito talvez tal afirmação pudesse ser válida, pois nasceríamos todos (todos mesmo) sem exceção, com igualdade de condições, oportunidades e isso sejamos realistas não acontece de jeito nenhum.
Há alguém em sã consciência que acredite de fato que todos os meninos inteligentes das favelas tem iguais oportunidades e chances quando comparados a meninos inteligentes nascidos em berço de ouro?! Tem?!
Meritocracia em nossa sociedade é um discurso extremamente poderoso.
Eu digo que um pensamento é forte quando mesmo quem não tem razão nenhuma para tal, acredita na idéia. O patrão, o dono, o mega empresário quando usa do conceito da meritocracia para dizer a seu empregado que trabalhe, que trabalhe duro para conseguir ser rico como ele, é totalmente compreensível, afinal de contas ele com um subordinado dedicado obterá mais lucros, agora o empregado que acredita na falácia e pior, difunde e defende é no mínimo contraditório.
Eu quero dizer aqui que quem estuda, batalha, corre atrás tá errado porque nada disso adianta pra nada? Claro que não, o que eu digo e repito exaustivamente é que verdadeira riqueza é conhecimento adquirido e repassado. Nada vale mais do que isso. Eu quero dizer que gente que estuda de verdade, corre atrás e batalha dificilmente cai em conversa fiada. Gente que estuda e batalha enxerga o mundo com os olhos do desafio, do descobrir e fazer melhor para todos sem distinção.
Pra fechar duas perguntas:
É verdadeiramente feliz quem é endinheirado?
O que seria essa tão falada e almejada felicidade?
PenseaRespeito
2 comentários:
isso é uma puta relação perversa, perniciosa, essa tal de meritocracia...
me faz lembrar um rapaz que não tendo suas preces atendidas foi censurado pelo pastor por ser "homem de pouca fé".
abraços, amigo.
Estava com saudades das reflexões.
Postar um comentário