terça-feira, novembro 03, 2020

O que é racismo estrutural?


Racismo estrutural é o conjunto de práticas que naturalizam privilégios. A frase é curta, mas dentro está contida uma imensidão de comportamentos e idéias, pois o racismo estrutural está no consciente e também no inconsciente das pessoas. Olha só o tamanho dessa encrenca!

Um gari negro é algo completamente aceitável e visto como normal pela sociedade, em contrapartida, um gari loiro e de olhos azuis é muito bonito para estar varrendo ruas, é algo que não está certo. A grosso modo isso é racismo estrutural.

A sociedade naturaliza sistematicamente a violência contra pessoas negras. Estudos, pesquisas e o próprio telejornal de todo dia, evidenciam que mais homens jovens negros morrem vitimados por violência no país. Não há comoção, não causa choque a morte de negros e negras. É normal.

Há ambientes onde não há negros e isso não é visto como violento, é natural.

Pessoas negras ganham menos, moram mal e não estudam na mesma proporção que brancos. Pessoas negras servem de alicerce para a sociedade, são a base da pirâmide, pagam com a vida por assim o serem e quando reivindicam por igualdade são taxadas de vitimistas.

O racismo estrutural está em tudo, é base da própria sociedade que formou e forma o país e pensar sobre pode incomodar e constranger até mesmo aquelas pessoas que não se vêem racistas. O racismo estrutural está e constitui nossas relações.

Uma pessoa que queira lutar contra o racismo tem que necessariamente considerar abrir mão de privilégios, ou seja, lutar contra uma estrutura social que o beneficia.

É possível isso acontecer?

PenseaRespeito




Nenhum comentário: