sábado, abril 25, 2009

Abre o Olho!

para ampliar clique na imagem


Do alto de sua imponência a emissora mãe utiliza de nomenclaturas próprias para falar de coisas que na verdade possuem nomes ligados a emissoras rivais ou empresas privadas dos mais diversos segmentos. A rede Globo não admite a existência e significância de concorrentes. Só dá nome e créditos corretos a projetos ligados de alguma forma a sua empresa.
Vou dar alguns exemplos:

- NBA (quem transmite para o Brasil é a ESPN) - a Globo a chama de liga de basquete americana;
- Rexona-Ades (time feminino de vôlei) - é chamado na Globo de Rio de Janeiro;
- Bradesco Finasa (time feminino de vôlei) - na Globo é Osasco;
- Orkut - lá é só rede social;
- Tweeter - é rede social, mas na Globo tem seu nome próprio citado.

Essa semana o time de vôlei do Bradesco Finasa acabou e voltou (agora com um suporte maior da cidade de Osasco). Há quem diga que a entidade que investiu no esporte por vários anos, resolveu parar o incentivo por cansar de perder para o Rexona-Ades. Tá pode ser, mas você não ouvir o nome correto da equipe na transmissão da TV, porque a emissora que transmite os jogos se recusa a dizer o nome do patrocinador deve irritar qualquer empresário.
Não há nos uniformes das equipes qualquer menção as respectivas cidades de origem, os nomes em destaque são Rexona-Ades e Bradesco Finasa. Os times Rio de Janeiro e Osasco só existem na televisão. Eta negócio feio!
Contudo a alegação de se sentir prejudicado com a não divulgação do nome correto do time é válida até certo ponto. Os times assinam contrato com essa condição. São submissos!
Ainda que tratado e assinado em contrato essa condição é ridicula tanto pra quem a exige, como pra quem concorda, mas se acordado previamente reclamar depois é ingenuidade.
Eu não tô aqui pra defender capital privado, mas observo. Observo que a influência, o poder que possui a emissora é tamanho que submete não só torcedores e telespectadores, mas também grandes empresas.
A realidade nos mostra que a expressão "eu tô pagando" é válida em todas as esferas. Tanto numa relação entre pessoas comuns como entre governos e transnacionais, sempre vai chorar mais quem puder menos financeiramente falando.
Quando a gente se depara com o real muitas vezes nos decepcionamos. A decepção fica maior quando percebemos que pouco podemos fazer pra que ocorra algum tipo de mudança, mas é bom que tenhamos a consciência de que o pouco é quase nada quando individualizado, se multiplicado vira muito. Abre o olho!
Por que o torcedor aceita comprar ingresso de jogo marcado com horário de inicio só depois da novela? Por que admitimos assistir uma partida de Rio de Janeiro x Osasco? Pense a Respeito!

Noticia: (+)

Ouvindo: Fell On Black Days - Soundgarden (Down To The Up Side)

9 comentários:

Mali disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mali disse...

Tava navegando e encontrei seu blog...
Muito interessante. Gostei muito do que escreveu neste post. Infelizmente essa é uma realidade...Manda mais quem tem mais.
E o post sobre a busca pela beleza tbm...Muito haver com meu momento...Mas, beleza com saúde!
Vou te acompanhar.

PenseaRespeito* disse...

Legal Mali acompanha sim. Tem mais posts aqui no blog. Dá uma pesquisada tem bastante coisa.

Fabiana Farias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabiana Farias disse...

Mais do que normal vindo da globo! Só citam a concorrência, por exemplo, no caso de propaganda negativa!
Adoro o blog! Destaque para a cultura negra!

Zé disse...

Fui aqui ver os comentários e percebi que tinha alguns excluídos.

Censura, ditador?? hehe

PenseaRespeito* disse...

Fala Zé!

Atentando para cada comentário removido, é fácil notar que o próprio autor é quem decide por deletá-lo.
Faço questão de permitir comentários sem qualquer censura, pois acredito que cada um tenha lá sua opinião. Os comentários são por mim incentivados porém livres,ou seja,comenta ou não quem quer, até mesmo um autor anônimo,um Zé...

Abraço!

Tony Araujo disse...

Não gosto da globo, tanto que é de entediar a programação vespertina, porém, quando se trata de denúncias e pesquisas vejo que presta, de certa forma, uma parcela de contribuição para ficarmos atentos... será que tudo isso é uma farça, será que ela é totalmente uma vilã....

Anônimo disse...

geotorelxzp bill consolidation loans
consolidating credit card debt