terça-feira, outubro 26, 2010

Expansão do Metrô

para ampliar clique na imagem


Na faculdade tinha uma disciplina chamada Transportes. Pouca coisa do que o professor falava eu concordava, mas tinha uma coisa que ele dizia que não dava pra ir contra. Dizia o professor da matéria que a solução para o transporte brasileiro (carga, lazer) era investir em malha ferroviária. Trem.

O trem urbano é o metrô e também na cidade esse tipo de transporte se bem desenvolvido seria primeira opção da população pra tudo. Acabaria com trânsito.
Aqui em São Paulo recentemente uma acanhada expansão vem acontecendo. Há novas linhas chegando na zona sul (Alto do Ipiranga, Santos-Imigrantes, Chacará Klabin), zona oeste (Morumbi, Butantã, Faria Lima, Pinheiros, Vila Sônia) e na zona leste uma estação, a da Vila Prudente.

Pra quem conhece a cidade, Vila Prudente é zona leste, mas uma zona leste mais próxima do Centro. Já é outro nível.
A zona leste é gigantesca e mora gente pra burro. Gente humilde em sua maioria.
Estação de metrô valoriza imóvel, valoriza a região. Morador da Vila Prudente, justiça seja feita, já não é tão humilde. Ao menos não como nos extremos, nos confins da periferia.

Até a Vila Prudente foi feita uma bela estação subterrânea, com trens modernos, coisa fina, de primeiro mundo. Isso é ruim? Óbvio que não, transporte de qualidade é o que todos queremos, porém, há a obra iniciada de trens sobre rodas que seguirão da Vila Prudente em direção ao extremo da zona leste (Sapopemba, São Matheus, Iguatemi, Cidade Tiradentes). Sim, trens sobre rodas!

Os chamados trens sobre rodas (fura filas), seriam grandes ônibus que circulariam sobre corredores de concreto suspensos por pilastras ao longo das avenidas. Parece piada, mas não é. Até a zona leste nobre é trem subterrâneo moderno, já na zona leste "brega" o metrô vira trem sobre rodas! Eu tô indignado, isso é falta de respeito.

É escancarada a distinção. Distinção de investimentos, de pessoas. Por que aceitamos isso?! Pense a respeito.

Nenhum comentário: