terça-feira, janeiro 01, 2013

São Silvestre 2012



E que maneira diferente encontrei para fechar 2012 . Corri a São Silvestre!

Corri minha primeira São Silvestre ao lado de dois amigos do trabalho na pipoca. Pipoca é o corredor penetra que não está inscrito no evento. Simplesmente chegamos lá e corremos.

Considerações a cerca de se correr ou não na  pipoca são inúmeras. Muitos pensam serem válida a prática e outros tantos batem duro contra a atitude. Há quem corra na pipoca por perder o prazo de inscrição, já outros o fazem por motivos financeiros, para a São Silvestre o valor da inscrição era de R$ 120,00. 
Analisando friamente a questão, notamos que corrida nenhuma vale cem ou mais reais de inscrição. Os kits oferecidos, os postos de água, as ruas interditadas, medalhas e pessoal envolvidos na organiazação não justificam valores de inscrição exorbitantes. No final das contas o preço não determina a qualidade do evento e sim seleciona as pessoas que dele participarão.

Voltando a corrida propriamente dita, posso afirmar que a São Silvestre é uma verdadeira festa do esporte. É muita, mas muita gente correndo, este ano 25.000 inscritos fora os pipoqueiros. O que vemos na televisão é uma corrida à parte, não é nada comparado ao que se vive lá em loco. 

Os corredores de elite que vemos fazendo o percurso em 40 min, com todo o respeito que merecem são a parte chata da corrida, a graça da São Silvestre é a massa. Homens e mulheres das mais diferentes idades, fantasiados, atletas amadores...anônimos!

Penetras que fomos encaramos a corrida também como uma festa. Levamos mais de 2 horas para completar os 15 km, despreocupados, felizes e querendo voltar em 2013.


P.S.: Nota triste do evento foi a notícia da morte do cadeirante Israel Cruz Jackson de Barros de 41 anos, que morreu em uma das ladeiras do inicio da corrida. Fato lamentável que deve ser investigado.




Nenhum comentário: