sábado, março 21, 2009

Sustentabilidade

para ampliar clique na imagem


Consumir é o que todo mundo gosta, é o que todo mundo quer, e, principalmente, o que todo mundo não consegue deixar de fazer. O consumo exagerado ou não, é consumo. Consumo de alimentos, de força de trabalho e sobretudo de recursos naturais.
A vida na terra está diretamente ligada ao uso de recursos naturais. Nessa utilização de recursos, o bicho que extrapola é o homem, pois não utiliza o bem racionalmente, degrada, sendo assim, todo o planeta é quem paga a conta pela má utilização de recursos naturais pelo ser humano.
Sustentabilidade é a manutenção do consumo sim, mas de forma racional, equilibrada. É rearranjo nos modos de produção. É respeito ao lugar onde moramos. É a utilização dos diversos recursos e técnicas que temos (naturais ou não), sem degradação do meio ambiente. A grosso modo é saber usar pra não destruir e acabar.
Um mundo sustentável exige mudanças em áreas como por exemplo as de produção, consumo e pensamento. Grandes empresários, grandes corporações lucram muito por serem as coisas do jeito que são, muito difícil aceitarem algo diferente quando uma mudança indique alguma perda de capital. Um super empresário abnegado é coisa de filme, porém é pouco provável que haja algum milionário disposto a viver seus dias em redoma de vidro.
Conceitos devem ser revistos.
Sustentabilidade é uma das palavras mais utilizadas atualmente. É recorrente em estratégias de marketing de grandes empresas, está na moda no discurso político, mas necessita com rapidez deixar de ficar no gogó de demagogo pra realmente mudar a forma de pensar e viver a vida.
A terrível crise que assola o mundo, nada mais é do que a constatação de que o modo de vida americano está totalmente equivocado. O jeito de viver dos Estados Unidos, tão sonhado e copiado pelo resto do mundo, é disparado o que mais degrada o meio ambiente. Insustentável!
O negócio é sério gente. O futuro da própria humanidade está comprometido, caso não haja uma mudança na forma de viver o hoje.
Um grande desafio se apresenta para o homem. Apresenta-se a necessidade de mudar o modo de vida atual para beneficiar não apenas as pessoas do presente, mas principalmente a qualidade de vida dos cidadãos do futuro, gente que não conhecemos e não conheceremos. Será que somos altruístas a tal ponto? Pense a Respeito!


Ouvindo: When You Gonna Learn? - Jamiroquai (Emergency On Planet Earth)

Nenhum comentário: