quinta-feira, junho 25, 2009

Minha Casa Minha Vida


"Ele tá querendo a reeleição. Vai mudar a Constituição!
"
"O Lula quer colocar a Dilma na presidência."

Pouca gente acredita que se faça alguma coisa em prol do interesse coletivo. Tenho opinião diferente? Nada, olha o tanto que demorei pra falar do "Minha Casa Minha Vida".
Quando a esmola é demais o santo desconfia e o que mais se ouve falar, é que a ação do governo petista não passe de uma grande manobra política visando vantagem na próxima eleição presidencial.
Sinceramente se é manobra eu não sei, mas eu nunca vi governo nenhum facilitar tanto pro povo conseguir comprar coisa alguma. Isso é fato!
O programa habitacional "Minha Casa Minha Vida" dá a chance do cidadão comum tornar real o sonho da casa própria.
Conforme a renda familiar as regras mudam:

- De 1 a 3 salários mínimos faz-se um cadastro junto a prefeitura local pra aguardar a chamada;
- De 3 a 10 salários mínimos a familia procura por construtoras que ofertem imóveis novos no valor de até R$ 130 mil reais (conforme a renda).

As principais novidades do programa são que as taxas de juros foram reduzidas, há subsidio governamental (uma ajuda para o financiamento) e auxilio federal para o pagamento da dívida caso o comprador fique desempregado.
A hora realmente é agora, até porque não se sabe até quando dura essa facilidade pra compra de moradia.
Embora o momento se apresente, é bom que seja dito que comprar uma casa ou um apartamento não é como comprar uma roupa, um sapato. É negócio delicado de valor bastante considerável que gera dívida por vários anos.
Algumas boas dicas há quem se interesse por assumir essa "bronca" são as de: pesquisar o empreendimento de interesse (infra-estrutura local), verificar a idoneidade da construtora responsável (reclamações no Procon), atentar para prazos de inicio das obras, tempo de construção, entrega do imóvel pronto e muita paciência.

P.S.: Ainda que o post tenha cara e possa vir até a funcionar como propaganda governamental, meu interesse é só o de compartilhar uma pesquisa, difundir uma informação de interesse comum. É sem dúvida um assunto para se pensar a respeito.

Fonte: Caixa Econômica Federal

Nenhum comentário: