domingo, julho 26, 2009

Zumbi dos Palmares



Antes de falar de Zumbi, é importante saber o que foi o Quilombo dos Palmares.
O Quilombo dos Palmares foi uma área de tamanho mais ou menos equivalente a Portugal, hoje Estado de Alagoas, onde negros fugitivos encontravam refúgio lá pelos anos de 1600.
Imaginem o tamanho da afronta ao homem branco luso brasileiro, ter na colônia uma terra de escravos livres em pleno século XVII.
O sonho de todo branco dono de escravo da época era acabar com a ameaça que significava a existência do Quilombo, pois em terra de escravos liberdade é absurdo.
Ataques violentos ao Quilombo eram naturalmente constantes e os negros que ali viviam também naturalmente defendiam-se.
Zumbi nasceu no Quilombo, foi capturado por brancos aos 6 anos de idade, recebeu alguma educação (aprendeu latim, ler e escrever o português) e fugiu aos 15 anos retornando ao Quilombo.
Ainda jovem Zumbi mostrou-se hábil guerreiro, inteligente, estrategista na defesa do Quilombo e por isso ganhou respeito e notoriedade.
Como se pode observar Zumbi não é anterior ao Quilombo, portanto, não foi o único líder, mas sim, o último.
A ameaça de liberdade que significava o Quilombo, a força e respeito de Zumbi entre os negros e, principalmente, a violenta e sangrenta forma de se resolver as coisas no Brasil da época eram tamanhas que quando finalmente Zumbi foi capturado, sua cabeça foi cortada, salgada e exposta em praça pública para que todos (negros e brancos) vissem que realmente seu líder fora vencido.
Zumbi de fato nunca foi derrotado. A temeridade de sua existência só reforçou seu poder. Tudo o que representou em vida não acabou com sua morte. Nunca será esquecido.
Zumbi dos Palmares simboliza resistência, coragem, inconformismo e liberdade.

Valeu Zumbi!


Fonte: (+)
Fonte: (+)

4 comentários:

Aretha disse...

Como sempre, ótimo post! Aliás, nestas férias as crianças da minha família foram ao Rio de Janeiro e passaram 4 dias em um quilombo remanescente...precisa de ver como a criançada voltou, mais culta, mais pé no chão.... não esquecer das nossas culturas, jamais! Bjs Aretha e Arícia

PenseaRespeito* disse...

Muito legal Aretha.Penso ser importante desde cedo a gente ter contato com a cultura do nosso país, valorizar heróis internos, expandir horizontes.

Beijo pras duas!rs

azuka disse...

Poh cara, ler esse texto me lembrou de um filme que eu vi recentemente chamado "Planeta Fantástico" dirigido por René Laloux. O filme é uma puta reflexão de como nós tratamos os seres humanos e os animais. Dá um conferi que é bom demais, além da trilha sonora que tambem é muito foda
Abs
Azk

Anônimo disse...

Interessante seu blog,precisamos de noticias como essas, que nos atualize e nos conscientize cada vez mais. Um abraço.