quinta-feira, agosto 20, 2009

Gripe Suína

para ampliar clique na imagem


Quando surgiu a notícia da gripe suína no México eu ensaiei escrever alguma coisa aqui no blog, mas não deu. Não deu porque bem na época, fui inocentemente inventar de começar a assistir a série "Survivors".
"Survivors" é uma série britânica que conta a história de sobriventes de uma grande pandemia de gripe. O negócio é feio viu, o vírus é devastador e mata quase toda a população do planeta.
Sem condições né, perdi a vontade de escrever e de ver a série.

A momentânea vontade de escrever sobre a gripe passou, mas a doença permaneceu. A gripe suína, de epidemia mexicana, tornou-se após alguns meses uma pandemia mundial. Nos quatro cantos do mundo há noticias de pessoas infectadas pelo vírus causador da gripe, o H1N1.
Segundo o que tem se vinculado sobre a gripe suína o que se sabe é que ela tem forma de transmissão e sintomas iniciais muito parecidos com a gripe comum, sendo assim, qualquer pessoa pode adquirir a doença quando em contato com alguém já infectado e também muito facilmente acreditar estar com gripe simples.
Outro dado importante com relação a gripe suína é que: é uma doença sim muito grave, mata pessoas em todo o mundo (acredito que muito mais do que o divulgado), mas nem todos os doentes de gripe suína morrem. Nem todos morrem por duas razões fundamentais:

- possuem acesso e quando suspeitam procuram rápida assistência médica;
- são pessoas que tem boa taxa de imunidade (boa alimentação).

Agora uma pergunta que não quer calar:

Quais são as pessoas que não possuem acesso a médicos e alimentação adequada?

A realidade é dura, pois não necessita ser gripe suína pra vitimar em maior número a população carente. Toda e qualquer doença é mais forte quando o indivíduo não tem hospital próximo e se alimenta mal, portanto, vamos sim lavar bem as mãos, vamos evitar aglomerações, mas principalmente vamos reivindicar saúde e alimentação de qualidade para todos.


Fonte: (+)

2 comentários:

Mali disse...

Bom dia!!!
Ontem esse foi o assunto na faculdade!
Alguns não acreditam que ela possa matar, e até levam na brincadeira, mas uma coisa que eu disse é que infelizmente, as pessoas só vão tomar os cuidados nec essáruios quando acontecer muito perto.
Acho que temos sim que reivindicar melhorias, afinal, somos nós quem escolhemos nossos governantes. Som,os os patrões e podemnos exigir.

Aretha Ferreira disse...

Como grávida de 8 meses vc tem noção o que esta gripe suína causou na minha vida? Não aguento mais as pessoas me falando sobre isso, só faltam me colocar numa bolha e sim, vivo besuntada e besuntando tudo de álcool gel que por sinal tá levando boa parte do meu dinheiro pq tá caríssimo. Enfim...tô tomando todos os cuidados e a realidade é que a coisa tá realmente feia e não estão divulgando; Digo isso pq meu marido trabalha na saúde por coincidência na estatística e como diria minha vó, o povo não tá sabendo "da missa, a metade"... é bom se cuidar, viu!