sábado, outubro 10, 2009

Rio 2016

para ampliar clique na imagem


Para os que curtem esportes, a notícia da realização de uma Olimpíada no Brasil pode muito bem gerar um sentimento de euforia, de conquista. Em um primeiro momento é até natural.
O grande sorriso de vitória começa a "amarelar", a medida que se começa a refletir e perceber que o amor ao país, o nacionalismo real e verdadeiro não está ligado a realização de um evento dessa magnitude em nossas terras. Muito pelo contrário!
O orçamento inicial (que muito provavelmente aumentará) é de 28,85 bilhões de reais. É dinheiro a "dar com pau"! Não teria o Rio de Janeiro e o país, necessidades básicas e muito mais emergenciais que poderiam ser solucionadas com um montante tão grande?! Penso que sim.

Sou contra Olimpíada e Copa do Mundo no Brasil. O Panamericano só confirmou que os grandes projetos por aqui (principalmente os que envolvem dinheiro público), apresentam resultados bastante distintos dos prometidos em campanha. É onde ocorre o frequente superfaturamento de obras e acontece o enriquecimento de uma minoria. Cidade sede e população pouco tem de retorno. É o legado infame!

Tanto pra quem é a favor, como pra quem é contra a Copa e Olimpíada no Brasil, é interessante observar na mídia o "Oba, Oba" tentando direcionar o pensamento apenas para aspectos positivos da feitura de grandes eventos esportivos.
Para alguns meios de comunicação a vitória do Rio foi como ganhar uma guerra. País pobre contra país rico. Nobre contra plebeu. Operário contra grande empresário. Brasil contra resto do mundo... Complicado não? Há uma intencional confusão com relação a questões que não devem se misturar. Um olhar crítico é fundamental nesses próximos anos, até pra se poder formar uma opinião mais ampla e concreta.

Tenho consciência que é bem improvável, mas espero sinceramente estar errado nesse meu olhar pessimista. Apesar de tudo conspirar contra (pessoas pouco confiáveis no projeto), quero crer que será tudo muito bem organizado e que realmente a população atual e gerações futuras ganharão com a realização desses eventos. Dessa forma será muito bom poder finalmente conhecer o Rio de Janeiro.


Crédito: (+)
Crédito: (+)

4 comentários:

discografia carioca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
discografia carioca disse...

Fala brother! Beleza?! Cara, eu até q curto esporte (apesar d não saber jogar nada!), confesso que fiquei surpreso com a escolha do Rio para as Olimpíadas, realmente tem muita grana rolando na parada! O lance agora é fiscalizar tudo que for feito de obras pela cidade. A chapa continua quente por aqui! A guerra continua com polícia e bandido mandando ver!!! Tem que rolar uma mudança radical nos 3 poderes governamentais! O que adianta a cidade ter um dos cartões postais mais divulgados no mundo se não consegue apagar os contrastes sociais existentes há mais de 1 século?!
Tô boladão, mas continuo torcendo pelo melhor! Parabéns pelo Blog, tá maneríssimo! Abração guerreiro!

Wesley disse...

Vou falar que num fiquei feliz com mais essa.... Antes já era a Copa, agora Olimpíadas para nós pagarmos calados e com sorriso na cara....
Num quero parecer pessimista, mas vejo muito pouco retorno para a população em geral, que por acaso vai pagar essas duas coisas.... Num adianta nada pagar bilhões em um campeonato mundial de futebol e um campeonato mundial de educação física e ter um monte de pobre morrendo em corredores de hospitais...

luxorissa disse...

falam-se muito em melhorias qdo o assunto é copa do mundo no brasil e olimpiadas,aí eu me pergunto:
é preciso o pais ser sede de jogos deste kilate para poder melhorar a educação,saude,transporte e segurança?