domingo, outubro 03, 2010

Eleições 2010



A manifestação popular indica uma tendência, um pensamento coletivo, e, infelizmente alguns desses indicativos não são tão agradáveis.
Todo o processo eleitoral desse ano de 2010 serviu para confirmar alguns desses infelizes indicativos.

No geral o eleitor brasileiro entende o momento como um jogo. Não é raro ouvir-se a expressão "não perca seu voto, ele (a) não vai ganhar", que na realidade seria: "não vote no candidato que considera bom e capaz, vote no provável vencedor".
A idéia é de que votar em perdedor é vergonhoso e quem vota em quem perde não sabe votar.

As propostas e intenções de governo divulgadas em propaganda ninguém é obrigado a concordar e apoiar, porém, penso que todo o processo é importante demais para ser simplificado apenas quanto ao gênero, opção sexual, raça, situação conjugal, beleza ou a idade do candidato. Grave demais. Com relação a idade por exemplo é bem triste, eleitor brasileiro não só não respeita como não vota em idoso. Por aqui é uma tremenda mancada envelhecer.

A grande conclusão que se tira de um processo eleitoral brasileiro é de que o voto errôneamente é dado para a pessoa (a figura) e não na proposta de campanha e ou potencial do candidato, sendo assim, se a intenção é vencer uma eleição, pouco importa preparação, capacidade para o cargo. O que de fato importa é se sua imagem (o que acreditam ser você) é mais ou menos aquilo que tá todo mundo acostumado a ver e entende como normal.

2 comentários:

Mast3r of Gam3s disse...

Infelizmente, o brasileiro vota como se estivesse apostando em uma corrida de cavalos, onde o que vale a acertar o vencedor. Gostei do candidato Plínio pela postura e experiência de vida demonstrada. Penso que um homem dessa idade, com toda sua sabedoria seria boa saída para o Brasil. Mas, mais uma vez o brasileiro mostrou se um povo preconceituoso com os mais idosos, e pior, mostrou isso de formalmente através de seus votos.

PenseaRespeito* disse...

Envelhecer no Brasil? Tremenda mancada. Velho por aqui quando tem sorte vira piada.