sábado, janeiro 21, 2012

Cracolândia

 para ampliar clique na imagem


Há muito é conhecido o endereço da cracolândia paulista. Principal reduto de usuários e traficantes de crack na cidade de São Paulo, a  rua Helvétia e cercanias, no bairro da Santa Cecilia são reconhecidamente  a meca da poderosa e destrutiva droga. 

Antigos casarões que transformaram-se em fétidos labirintos de paredes destruídas, abrigavam centenas de viciados advindos das mais diversas regiões da capital e de cidades vizinhas, pois, além de servir para o uso da droga, a cracolândia era considerada porto seguro para os usuários. Muitos deles devem dinheiro em seus locais de origem.

No último 3 de Janeiro, a Policia Militar iniciou a chamada "Ação Integrada Centro Legal" e ocupou a região da Cracolândia. Prisões foram feitas e os inúmeros usuários de crack de lá foram retirados.

A pergunta que fica é:

É essa a solução?

Óbvio que não. A droga, o crack é um problema de saúde mundial. O uso da força, da polícia é justificável para o traficante, já para o usuário é totalmente desmedida e ineficaz.
Retirar a população usuária de drogas da cracolândia sem dar o correto destino a essas pessoas é brincar de fazer política, pois as pessoas não desaparecem, simplesmente migram para outros lugares.

Tratamento de adicto é tarefa cara e complexa.

Viciado em drogas é um doente que em sua maioria não reconhece sua enfermidade e necessita para sua recuperação auxilio de profissionais distintos: psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais...

Polícia militar para erradicação do problema droga na cidade? Piada.
Fica evidente que a ação conjunta dos governos municipal e estadual objetivam uma manipulação da opinião pública. Indiretamente dizem:

- Estamos fazendo alguma coisa.

Não havendo investimento pesado, contratação de pessoal especializado, real enfrentamento da situação pela área da Saúde, haverá mudança no quadro atual?! Pense a Respeito.

5 comentários:

Anônimo disse...

Piada !! e conforme a copa do mundo se aproxima situações assim vão aparecer aos montes, e depois cai no esquecimento da população, e o montante de dinheiro que se gasta atoa para criação de "entidades " como a que foi criada para prevenir a destruição causada pela chuva !!! ?? ou os 10 milhões que sumiu da prefeitura do rio dde janeiro ???

Rodrigo

PenseaRespeito* disse...

Bons exemplos de pura "pirotecnia", a toda hora tiram de o povo de otário.

Abraço Rodrigo

Franz Lacher disse...

Muito triste mesmo a situação, tratam DOENTES como MARGINAIS, muitos deles (se não a maioria) acabaram parando lá por não terem as mínimas condições de vida como educação, trabalho, casa com boas condições, alimentação... tudo isso devido aos grandes rombos nos cofres públicos, falta de investimentos... como diria o MV Bill "É fácil vir aqui me mandar matar, difícil é dar uma chance a vida..."

Não sei se vocês já viram este doc. (quebrando o tabu) mas lá diz como outros países lidaram com situações similares a essa atualmente vivida por nós...
http://www.youtube.com/watch?v=7THf6ymhnvg

Que Deus nos proteja!

PS: Nunca comentei aqui no blog, mas já sou frequentador de longa data! Sensacional parceiro, curto mto suas observações, seu gosto musical... mto massa mesmo!
abraços

PenseaRespeito* disse...

Demorei mas agradeço seu comentário Franz. Muito pertinentes suas palavras.
Com relação aos comentários seria legal se todos que entrassem realmente dessem sua opinião, mas fico feliz mesmo assim.

Abraço!

Anônimo disse...

Realmente isso e muito grave e muito triste.



vamos acordar.