quarta-feira, julho 23, 2014

Brasil Copa do Mundo 2014




E a Copa do Mundo hein?
Protestos, tem ou não tem Copa, público, Dilma, Blatter, Neymar...

Protestos?! Sim legitimos a qualquer tempo, mas muito mais eficazes lá atrás quando o Brasil demonstrou interesse em fazer um evento dessa magnitude. Manifestos contra a realização da Copa há uma semana, um dia ou durante os jogos, serviriam muito mais para demonstrar a insatisfação do povo com algo que discordam. Imaginar que um levante popular hoje impeça a realização de algo já consumado é inocência.

Muito se falou sobre os estádios que não ficariam prontos, dos aeroportos precários, da falta de habilidade do brasileiro em organizar e receber pessoas para um evento grande, da violência, doenças tropicais. Conversa! Eu não tinha dúvidas de que haveria Copa. As coisas aqui acontecem quando beneficiam a poucos e assim novamente o foi. 

É legal Copa do Mundo? Sim, claro, esporte é legal. Precisávamos de uma Copa do Mundo em 2014?! Aí já é outra coisa, precisávamos quem? 

A Copa do Mundo não é para todo mundo. Os ingressos caros selecionam por cima os expectadores. Quem viu os jogos pela TV, reparou na cara do torcedor brasileiro que assistia as partidas "in loco"? Dizer que não eram brasileiros é leviano, mas é possivel dizer que era um público bastante diferente daquele que se vê torcendo pelos clubes nos campeonatos regionais, no Brasileirão. Eram cidadãos brasileiros com dinheiro no bolso, ou seja, parcela pequena da população desse país.

A seleção brasileira perdeu! Ficou em quarto lugar no Mundial disputado em seu país. Vexame? É...veja bem.
Eu sou um apaixonado por esporte, assisto tudo quanto é modalidade e sinceramente cá entre nós o Brasil não apresentou em partida alguma dessa Copa do Mundo, um futebol que empolgasse ou convencesse. O selecionado brasileiro era manco, dependente de um garoto craque de 22 anos. O que isso quer dizer? Nada, absolutamente nada, porque futebol é o único esporte em que vitória e merecimento são palavras que não andam necessariamente juntas. Alemanha venceu a Copa do Mundo no Brasil e por acaso mereceu, por acaso, não necessariamente. Futebol é um esporte estranho e por isso apaixonante.


De verdade? Ganhando ou perdendo a seleção brasileira, o que me deixa mais perplexo é como as pessoas se importam com isso.

Nenhum comentário: