domingo, novembro 28, 2010

Guerra no Brasil

para ampliar clique na imagem


Todo mundo sabe que o tráfico de drogas, ou melhor dizendo, que crime organizado, só existe, porque muita gente graúda ganha com isso. Nem o maior dos ingênuos acreditaria se fosse dito que o verdadeiro "cabeça" da coisa toda, fosse o moleque da favela que segura a arma.

No Brasil, é no Rio de Janeiro que fica mais evidenciado, mas há muito que o crime organizado está instaurado em toda a sociedade.

Durante esse tempo muito dinheiro entrou, muita gente ganhou e o tráfico se consolidou.

Há uma semana criminosos aumentaram na cidade do Rio de Janeiro o número de arrastões, de queima de veículos e ataques a cabines policiais.
Nada disso é novo, infelizmente violência é notícia comum, porém um fato surpreendeu: a reação da polícia.
Hoje assistimos a uma verdadeira guerra no Rio de Janeiro. As forças armadas juntaram-se a polícia e subiram o morro a fim de retomar o território ocupado pelo tráfico.

O lema é:

"A população fluminense merece viver livre dos traficantes."

Merece?! Sim, claro, mas só agora?! Não mereceu antes por que? O que será que houve de fato? Seria uma briga interna na cúpula do poder?

Boa parte da população (que não mora no morro evidentemente) apóia a invasão, afinal de contas, também na vida real ver bandido perdendo é muito bom, mas é imperativo sabermos, que tanto os militares que invadem, os bandidos que os aguardam e os moradores inocentes das comunidades são apenas peões nesse jogo de xadrez.

A meu ver as motivações para uma retomada de território passam longe do nobre interesse de defesa da população.

O Rio de Janeiro é o principal cartão postal do Brasil. Um cartão postal "bombardeado" nacional e internacionalmente por notícias pouco favoráveis a visitação. Lugar perigoso.

Há Copa do Mundo e Olimpiada bem próximos, é muito dinheiro chegando. Alguma medida haveria de ser feita para recuperação de imagem não só do Rio, como do país.

Gostaria mesmo de acreditar que a partir de agora tudo mudou. A polícia que é do bem, venceu o bandido que é do mal. Ninguém usa mais droga, todos temos reais oportunidades. Estamos salvos!
Já pensou que bom? Sonhei e acordei aqui escrevendo. Não sou assim tão simplista.

O Brasil é um país lindo, composto por pessoas igualmente belas e de potencial. Seguro?! Se rentável.

Os interesses são grandes e os anônimos interessados maiores ainda.

2 comentários:

Marcia disse...

Parabéns, arrebentou, falou tudo. Copa do mundo bem ai, tinha q ser mostrado alguma coisa. Bem coisa de Brasil. Agora vamos esperar o segundo capitulo dessa história, que com certeza tem continuação.

PenseaRespeito* disse...

Há muita coisa acontecendo. Pouco será informado.
Quero ver se o exército ficará o tempo todo nas favelas.

Obrigado pelo comentário Marcia.