Acabou o Pan do Rio e o que podemos tirar de lição desse evento? Qual o legado? Quais os benefícios das caras reformas e construções para a cidade? Baixaram a bandeira de trégua?
Bem, é óbvio que coisas positivas aconteceram, muitas medalhas para o Brasil que quase ficou em segundo lugar, mas acabou com uma honrosa terceira colocação atrás de Estados Unidos e Cuba respectivamente. Nem tudo foi ruim no Pan do Brasil, é bom que se diga.
Ao menos americanamente falando, o Brasil tem condições de ganhar medalhas. É um dado a ser comemorado. Hummm, e a despeito do americanamente falando, quem acompanhou o evento ou conhece um minimo de Geografia me responda, por que apenas os Estados Unidos consideram-se América em um continente imenso que conta com inúmeros países?! Afinal de contas, não somos todos aqui deste lado do planeta americanos?! É dose né!
Bom, mas voltando ao Pan eu que vi muito de toda a competição posso falar que os Ginásios ficaram espetaculares, o campo (Engenhão) com a pista de atletismo ficou excepcional, mas não vejo o Brasil com condições de sediar eventos maiores como Copa do Mundo e Olimpíada. Primeiro porque com um Panamericano a quantidade de dinheiro que o governo teve que colocar foi grande, imagine com um evento maior? Segundo porque falta muita coisa básica e emergencial pra população, antes de querer se investir tanta grana em evento esportivo. Finalmente, em terceiro lugar, pro povo saber como se portar e até torcer nos vários esportes que fazem parte de uma Olimpíada, seria preciso acontecer Pan por aqui todo ano.
Ainda que o Brasil não esteja pronto pra sediar Copa do Mundo e Olimpíada, um ou outro irá acontecer em nosso país muito em breve, porque para a pequena parcela de pessoas que verdadeiramente comandam o país, o Pan foi muito bem sucedido. Tem neguinho rindo a toa sem subir em pódio, pois ao invés de medalha, ganharam uma grana violentíssima.
Crédito: (+)