terça-feira, novembro 20, 2007

Dia da Consciência Negra

para ampliar clique na imagem

consciência
cons.ci.ên.cia
sf (lat conscientia) 1. Capacidade que o homem tem de conhecer valores e mandamentos morais e aplicá-los nas diferentes situações... 6. Psicol Percepção imediata da própria experiência; capacidade de percepção em geral. Com a mão na consciência: com sinceridade...


Eu não tava no pique de escrever sobre o tema, mas depois de uma discussão sobre o assunto com a minha namorada (eu a favor ela contra), a vontade apareceu e sentei aqui na cadeira pra colocar minha opinião.
Como diz o dicionário Michaelis aí em cima, consciência é a tomada de ciência, a percepção de fato e ou situação. É um despertar, é abrir os olhos.
A consciência negra nada mais é do que o negro saber quem é, saber de sua origem, de seu valor, posicionar-se e em hipótese alguma envergonhar-se de sua condição de negro.
Vivemos no último país a abolir a escravatura, o último a “libertar” os escravos, portanto, é muito recente o passado de escravidão por aqui. Historicamente, podemos dizer que tinha escravo até “ontem” aqui no Brasil, sendo assim, tem muita gente ainda hoje que não aceita muito bem, o negro querer ter igualdade de oportunidades.
Sou a favor de todo e qualquer esboço de atitude que venha exaltar a negritude, que tenha intenção de reconhecer a importância de figuras como Zumbi e tente restituir um pouco da dignidade do povo negro. Um povo que foi violentamente tirado de sua terra e foi forçado a trabalhar feito animal em terra estrangeira, tem que ser de algum modo reparado em suas perdas. Não são uma ou duas gerações que conseguirão aplacar tamanha covardia. Vai reclamar de feriado? Um dia é pouco!!
Se hoje é dia da Consciência Negra feriado que não se trabalha, onde o comércio perde, a indústria não produz, que assim o seja e, que pelo menos um negrinho de periferia acorde, tome consciência e tenha muito orgulho de sua cara preta.


Crédito: (+)

Ouvindo: Stereo - John Legend (Once Again)

4 comentários:

Anônimo disse...

adoraria saber o 'lado' de sua namorada, RR

Anônimo disse...

e complementando, parabéns pelo excelente sitio. RR

PenseaRespeito* disse...

É ponto de vista né amigo(a). As pessoas vêem determinado assunto por diferentes ângulos. Nesse tema em particular ela vê que não tem que ter um dia pra se conscientizar, que não se deve parar de trabalhar, é contra cotas porque acha o negro tão inteligente quanto o branco. Concordo, mas tá bem longe de ter as mesmas oportunidades, enfim, dá um livro isso aqui. Opiniões são opiniões, verdade absoluta dificil se não impossivel conseguir, o lance é ter bom senso. Abraço!

Ah, idenfique-se aí camarada. Não é obrigado, mas fica melhor a comunicação.

Anônimo disse...

já ouvi e li de tudo,no entanto o que me preocupa é o fato de algumas pessoas se encomodarem com um dia em meio a outros trezentos e sessenta e quatro que restam no ano.
uma pena que alguns milhões de negros ainda não se aperceberam do medo que seres humanos escrotos,que não tem nem coragem de se identificar,que pena, são covardes até para expressar sua opinião.
ser negro vai além do entendimento de qualquer outro que não o seja.
não basta nascer preto,ser negro vêm de dentro para fora,agora o racismo nós já conhecemos muito bem.
mas assim mesmo,deixe sempre uma opinão,e lembre-se,apesar do massacre sofrido sobrevivemos e continuaremos a dar cor a esse mundo incolor e preconceituoso...
paz a meus amigos e pena a meus inimigos...

abraço jone