quinta-feira, janeiro 22, 2015

Terrorismo na França



No último dia 7 de Janeiro, aconteceu na França um atentado terrorista à revista francesa Charlie Hebdo. Segundo o noticiário três homens fortemente armados e mascarados adentraram o prédio onde fica a revista de sátiras e gritando "Alá é grande" mataram 12 pessoas e feriram mais outras 11.

A notícia da selvageria correu o mundo e milhões de pessoas chocadas com tamanha violência, demonstraram principalmente através das redes sociais, seu total repúdio ao ato terrorista e apoio aos jornalistas e cartunistas mortos e feridos.

Assim como a famosa "Somos todos macacos" a frase "Je suis Charlie" (Somos todos Charlie) tornou-se o lema de grande parte dos defensores da liberdade de expressão e é justamente a partir deste ponto que começa a haver controvérsia.

A França é um país que tem em sua população, um número grande de praticantes do islamismo. Oriundos principalmente da chamada África branca essas pessoas professam legitimamente sua religião em território francês e merecem respeito em sua crença tal qual o budista, o católico, o evangélico...
Charlie Hebdo é uma revista famosa mundialmente, por satirizar acidamente através de desenhos o islamismo e também outras religiões. São provocativos em suas publicações.

Todos sabemos que entre os praticantes de toda e qualquer religião há sempre uma parcela de radicais, grupos de pessoas que muitas vezes usam sim de extrema violência na defesa de sua ideologia. Com o islamismo não é diferente, não é rara a notícia de que um homem bomba foi responsável pela morte de dezenas de pessoas, que cortaram a cabeça de um estrangeiro reivindicando algo da comunidade internacional. Agora me diz aí você que tá lendo, tem cabimento mexer com essas pessoas?

Não sou contra a liberdade de expressão, muito ao contrário, escrevo em um blog, mas ao mesmo tempo sou a favor do bom senso, do respeito. A partir do momento que se provoca, assume-se o risco. Tá certo entrar em um lugar, atirar, matar e ferir? Claro que não! Mas se o mundo sabe que há pessoas que pensam ser tal prática correta, porque e para que provocá-las?!

Definitivamente a humanidade está longe de chegar a perfeição. Há maneiras e maneiras de se enxergar o mundo, culturas diversas, as pessoas são em grande parte intolerantes e querem impor o seu juízo de valores. Não achamos a mesma graça em tudo e todos.

Somos todos sabedores disso?


PenseaRespeito


Lira Mercer (Lira Galore)





Ouvindo: Carrossel - Banda Black Rio (Movimento)

quarta-feira, janeiro 07, 2015

PenseaRespeito 8 Anos!!!



E o PenseaRespeito completa mais um ano de vida. O blog resiste, eu estou aqui!!!

Desde seu nascimento em 2007, este ano de 2014  foi sem dúvida o período em que menos escrevi aqui no PenseaRespeito, desta forma, o saldão de reflexões fica bem mais empobrecido.
Claro quantidade não significa qualidade, ainda assim, reconheço que estou em débito com o blog.
Vejo que muitos dos blogs que começaram junto ou até mesmo antes do PenseaRespeito não existem mais. Ferramentas como o tweeter e o facebook ganharam força nos últimos anos pela sua praticidade principalmente na economia de palavras, contudo, acho que através do blog a idéia, a mensagem compartilhada fica melhor escrita e completa. A porta que o blog abre é imensa!
Independente do crescimento de outras formas de se chegar nas pessoas, a verdade é que ando meio afastado da escrita por falta de tempo. As coisas vão acontecendo e fica dificil dar a devida atenção a tudo o que gostamos. Sim essa é a verdade, mas não desisto.

Gente sou teimoso, "tamu" junto! Parabéns pra nós guerreiros!


Alexandre