segunda-feira, julho 30, 2007

Saldão do Pan

para ampliar clique na imagem

Acabou o Pan do Rio e o que podemos tirar de lição desse evento? Qual o legado? Quais os benefícios das caras reformas e construções para a cidade? Baixaram a bandeira de trégua?
Bem, é óbvio que coisas positivas aconteceram, muitas medalhas para o Brasil que quase ficou em segundo lugar, mas acabou com uma honrosa terceira colocação atrás de Estados Unidos e Cuba respectivamente. Nem tudo foi ruim no Pan do Brasil, é bom que se diga.
Ao menos americanamente falando, o Brasil tem condições de ganhar medalhas. É um dado a ser comemorado. Hummm, e a despeito do americanamente falando, quem acompanhou o evento ou conhece um minimo de Geografia me responda, por que apenas os Estados Unidos consideram-se América em um continente imenso que conta com inúmeros países?! Afinal de contas, não somos todos aqui deste lado do planeta americanos?! É dose né!
Bom, mas voltando ao Pan eu que vi muito de toda a competição posso falar que os Ginásios ficaram espetaculares, o campo (Engenhão) com a pista de atletismo ficou excepcional, mas não vejo o Brasil com condições de sediar eventos maiores como Copa do Mundo e Olimpíada. Primeiro porque com um Panamericano a quantidade de dinheiro que o governo teve que colocar foi grande, imagine com um evento maior? Segundo porque falta muita coisa básica e emergencial pra população, antes de querer se investir tanta grana em evento esportivo. Finalmente, em terceiro lugar, pro povo saber como se portar e até torcer nos vários esportes que fazem parte de uma Olimpíada, seria preciso acontecer Pan por aqui todo ano.
Ainda que o Brasil não esteja pronto pra sediar Copa do Mundo e Olimpíada, um ou outro irá acontecer em nosso país muito em breve, porque para a pequena parcela de pessoas que verdadeiramente comandam o país, o Pan foi muito bem sucedido. Tem neguinho rindo a toa sem subir em pódio, pois ao invés de medalha, ganharam uma grana violentíssima.


Crédito: (+)


5 comentários:

Anônimo disse...

Cara, mais uma vez me sinto na obrigação de deixar registrado aqui o meu respeito e admiração pelo seu blog!
Sou paulista, mas moro em Salvador a alguns anos, e quem me indicou seu blog foi uma amiga minha daqui... baiana, que sabia que eu iria me identificar.
Um abração, cara... Continue assim!

www.fotolog.com/thiago

Anônimo disse...

Segunda-feira tive uma aula muito interessante sobre isso, a aula era de filosofia, meu professor expôs vários fatos sobre o PAN e depois disso nos pergunto o seguinte "O que ganhamos com o PAN ?". Se ele me fizesse essa pergunta antes dessa aula eu falaria que ganhamos grandes instalações para nossos atletas, o Brasil só teria a ganhar com isso, vários atletas foram revelados ect.

Só que após isso ele começou a falar a "real" do PAN. O orçamento inicial para o PAN 2007 era de 180 milhões, só que na verdade foi gasto 3,2 BILHÕES. Ai eu me pergunto de onde saiu toda essa grana??!? Uma parte de nossos impostos, a outra tiveram que pegar um empréstimozinho no banco mundial e assim a dívida externa cresce mais um poquinho...

Outra coisa que me indgnou foi que derrubaram várias casas centenárias que eram tombadas e uma escola de 110 anos,simplesmente para colocarem concreto alargando a cidade e criando mais estacionamentes, se não fosse um protesto que o pessoal agilizou muito mais casas seriam derrubadas.

Depois da aula perguntei qual era a fonte em que ele tirou todos esses fatos, ele tinha dito que tinha um amigo que morava no Rio e estava trabalhando sua tese de doutorado em cima desse tema. Será porque tudo isso não foi revelado nos 84327894729837 jornais que falavam só sobre o Pan???

Eaí qual foi o real legado do PAN pra você??

Anônimo disse...

E ai Alexandre...

NCN na área. Aqui é um novo point.
A repercussão do Pan na mídia(pricipalmente na Globo) foi intensa(cansativa). Não acompanhei tudo, mas visite este blog http://averdadedopan2007.blogspot.com/
é impressionante como a mídia subestima nossa mínima capacidade de pensar.
Um abraço!

Leandro

Anônimo disse...

http://noticias.uol.com.br/ultnot/2007/02/16/ult4343u77.jhtm

Anônimo disse...

o que ganhamos com o pan?
um aumento na dívida externa?
ganhamos a confiança para sediarmos uma olímpiada,ou quem sabe até uma copa do mundo?
somos foda,somos brasileiros,e não desistimos jamais.o pior de tudo isso, é sabermos que as contas foram superfaturadas,fomos mais uma vez roubados,mas tudo bem o pan foi...,bom pra você?
agora que o pan acabou,cuidado.
o Pá Pá pá pá,esta de volta a mídia,a miséria,o abandono e o desrespeito a população do rio, e do brasil em geral.
é,e pensar que um dia este que aí está como presidente da república um dia tenha me feito sonhar com um país melhor e mais justo, que ironia...
como disse cazuza,meus hérois morreram de overdose,e meus inimigos estão no poder,ideologia eu quero uma prá viver...
até qualquer hora.


JONE NCN