quarta-feira, janeiro 16, 2008

Verdadeiro Brasil?!

para ampliar clique na imagem

Na história do Brasil, o que sempre prevaleceu nos governos foram ações visando a manutenção do poder das classes dominantes. Se a gente pega pra observar criticamente toda a trajetória de imperadores, regentes e presidentes do nosso país o que se nota é sempre os caras rebolando pra deixar quem realmente manda mais e mais contente.
As conquistas populares através da história, foram esmolas dadas por situações insustentáveis em comparação com o resto do mundo ou para fazer submisso o povo e controlar eventuais tensões. Um cala a boca.
Vamos nos transportar para os tempos atuais. Vivemos num sistema presidencialista com divisão de poderes (executivo, legislativo, judiciário) que “evita” uma centralização do comando como é no monarquismo, mas que submete sem sombra de dúvidas, o presidente a governar a base de conchavos para não ser apenas parte figurativa do governo.
Uma das maiores críticas ao governo Lula é que grande mudança nunca aconteceu, que ele faz exatamente a mesma coisa que o Fernando Henrique fazia, nada mais. A oposição de hoje, briga pra vetar o que ontem era a favor e vice versa. Chega a ser engraçado de tão ridículo.
A verdade é que muito se esperava de um cara que perdeu o dedo no trampo, e que, pelo menos de origem e idéias de campanha, é a pessoa mais diferente que já sentou lá na cadeira de chefia da nação. Isso é inegável, mas em contrapartida eu pergunto:

- É possível ser diferente e governar este país sem se vender? Existirá vida (não só política) de presidente brasileiro que teimar bater o pé? Pense a Respeito!


Ouvindo: No Honestly! - Urban Dance Squad (Persona non Grata)


3 comentários:

Niell disse...

O Lula sai em 2010 e volta na boa em 2014.
Ele tornou-se um mito, e o povo sabe o que faz, e sabe quem são os atrasa lado da 'nossa pátria mãe gentil'.
'Gravatinhas' do PSDB e PFL e outros patifes nunca mais.

Abraços.

Anônimo disse...

ENGRAÇADO HOJE QUEM PROMOVE AS REFORMAS É A OPOSIÇÃO QUANDO DEVERIA SER TAREFA DO GOVERNO.
CLARO QUE ISSO ACONTECE POR UMA LOJICA ELEITOREIRA.
A OPOSIÇÃO GRITANDO PARA APROVAR COISAS QUE SEMPRE RECUSOU QUANDO ERA GOVERNO E VICE VERSA.
O LEGISLATIVO EM VEZ DE LEGIFERAR E PROMOVER AS NECESSARIAS MUDANÇAS, PERDE TEMPO PRECIOSO NOS PALANQUES DAS CPI.
O GIUDICIARIO, VERDADEIRA CASTA DOS INTOCAVEIS, CONTINUA ENVERGONHANDO O POVO COM DECISÕES DEMORADAS E ESCANDALOSAS.
E O POVO NA MESA DO BAR..........

LUCA

PenseaRespeito* disse...

É isso aí galera vamos comentar.
A gente quando pára pra pensar no país que a gente vive pode ficar até meio depressivo diante de tanta coisa errada, mas é bom refletir, porque fazendo isso a gente mesmo inconscientemente tá trabalhando pra melhorar, principalmente se estiver alguém lendo.

Abraço!