quarta-feira, janeiro 21, 2009

A posse de Barak Obama

para ampliar clique na imagem


Após esse grande feito eu não vou cair na convidativa armadilha de falar que Barak Obama nem precisa ser bom presidente. Claro que precisa!
Não dá pra falar que não tem necessidade de ser bom presidente, mas fazendo um bom trabalho ou não, Obama já entrou pra história. Isso é fato.
O país que poucos anos atrás (historicamente falando) mantinha locais próprios e impróprios para as chamadas "pessoas de cor", elegeu e festejou a posse de um homem negro para presidente da nação mais poderosa do planeta. Sinal dos tempos.
Contagiante a emoção das pessoas presentes a cerimônia de posse do novo presidente. Sem sombra de dúvidas, todo um passado de sofrimentos foi ali lembrado pelas pessoas de origem negra. A eleição de Obama é sem dúvida um grande motivo de orgulho negro. É inegável!
Há toda uma alegria, uma esperança depositada em Obama. Faço parte dessa corrente, mesmo a distância é legal poder vivenciar esse momento na história do mundo.
Quem assistiu não só a posse presidencial no dia de ontem, como também os debates durante a campanha, notou a desenvoltura de Obama ao discursar. Nesse aspecto já demonstrou o presidente estar muito bem preparado.
Os desafios para o novo lider americano são inúmeros, Bush conseguiu bagunçar o "coreto" em diversas áreas, por isso, mais do que um bom desempenho na oratória necessitará o novo presidente de muitas outras qualidades.
Na visão de muitos americanos, diria até a maioria, o mundo são eles mesmos, sendo assim, um bom presidente para os Estados Unidos, não é necessariamente um bom presidente para o resto do mundo. Barak Obama será um bom ou mal presidente, dependendo muito do ponto de vista e do país de origem de quem está avaliando.
O que nos resta enquanto estrangeiros que somos, é torcermos pra que Obama com o poder que agora tem nas mãos, não visualize o mundo apenas como americano. O governo de todo e qualquer presidente deve ser global, mais ainda do presidente dos Estados Unidos.

"I had a dream..."

Ouvindo: Heaven - Arrested Development (Since The Last Time)

6 comentários:

Aretha Ferreira disse...

Acompanhei este momento histórico com lágrimas nos olhos e sim, espero que Obama seja um bom presidente e chegue perto de atingir todas as expectativas nele depositadas. Arebeijos®

Mincho disse...

eu sou cidadao americano, mas de familia imigrante...eu nunca achei que eu ia ver a eleicao de um presidente negro no meu pais. pelomenos na minha vida. Eu sempre pensei que o brasil realizaria esse grande momento historico antes que os estado unidos. Mas to certo que o brasil tamben celebrara isso logo tamben

PenseaRespeito* disse...

Emociou realmente Aretha. Agora daqui pra frente tem um pepino do tamanho do mundo pra descascar.

Boa sorte pra ele.

Obrigado pelo comentário.

PenseaRespeito* disse...

É como falei Mincho, é um fato historicamente muito importante. Já é lenda esse Obama.

Abraço e obrigado pelo comentário.

carlos disse...

é bom que fiue claro que ele foi eleito presidente dos eua e não do mndo,eu vejo muta gent achando que ele sera a solução dos outros paises...

PenseaRespeito* disse...

Ih Carlos, aí é que tá hein cara. Se a gente for parar pra pensar bem presidente dos Estados Unidos até acaba sendo presidente do mundo sim. Infelizmente.
Desde de que mundo é mundo a nação mais poderosa é quem comanda que dirá agora em tempos de mundo globalizado, de mercados totalmente interdependentes, de politica intervencionista, a nação mais poderosa economicamente, militarmente tem total influência em todo o globo.
Os Estados Unidos influem de forma contundente até culturalmente no mundo. Independente da nossa vontade isso é fato.
Presidente americano pode até não ser presidente do mundo declaradamente, mas se acha e até exerce por inúmeras vezes o "direito" de ser.

Valeu o comentário Carlos.

Abraço!