sexta-feira, agosto 14, 2009

Parque do Carmo

para ampliar clique na imagem


Cara tô mó gordão! Sempre fui cheinho, mas agora tá demais. Pra tentar remediar comecei a fazer caminhada no Parque do Carmo.
Moro aqui na zona leste de São Paulo (Sapopemba) há 25 anos e só agora fui conhecer o Parque do Carmo. Cheguei a sair daqui pra ir ao Ibirapuera, ao Villa-Lobos e o Parque do Carmo que fica a 10 minutos daqui de casa, fui pela primeira vez na segunda-feira passada. Que vergonha!
Sinceramente eu tinha uma idéia preconceituosa com relação ao Parque do Carmo. Acreditava ser uma grande área mal cuidada, suja, perigosa. Um matagal! Pra minha surpresa o lugar tem vários guardas e é muito bonito. Minha baixa expectativa só ajudou nesse caso.
A quantidade de pessoas que utilizam o parque pra fazer esporte é insignificante se comparada ao Ibirapuera ou ao Villa-Lobos por exemplo. É um lugar onde os principais frequentadores são familias: pai, mãe e crianças (muitas crianças).
O tamanho do Parque do Carmo impressiona, é o segundo maior da cidade de São Paulo com 2 milhões de m². Realmente anda-se até enjoar!
É claro que nem tudo é perfeito, afinal de contas, estamos falando de um extenso parque da zona leste, da periferia, sendo assim, em uma comparação mais detalhada com parques localizados em áreas mais nobres da cidade, o Parque do Carmo fica devendo em infra-estrutura. Não vi quadras poliesportivas, sinalizações para bicicletas e pedestres, demarcações de distância pra corrida e caminhada, pouquissimas lixeiras...tão triste quanto não ter esses equipamentos em um parque da periferia, é saber que em parque de bairro abonado tem isso e muito mais. No Villa-Lobos tem até quadra de tênis!

Bom, é isso. Até em parque se observa diferença de investimento. Parque de rico e parque de pobre.
Se você pobre ou rico ficou interessado, não demore tanto como eu. Visite o Parque do Carmo!

Parque do Carmo: Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951 - Itaquera

P.S.: Há sim demarcações de distância e algumas placas e marcas no chão para pedestres e bicicletas no Parque do Carmo. A área é imensa há manutenção constante, porém, manter tudo em perfeita ordem (visivel, limpo e organizado) demanda muito dinheiro e vontade política.

Ouvindo: Type - Living Colour (Time's Up)

2 comentários:

Aretha disse...

Mexa-se! Bjs Aretha e Arícia

PenseaRespeito* disse...

Deixa comigo.