terça-feira, novembro 15, 2011

Limites do Humor


Há limites para o humor?

Questão bastante complexa essa.
Há uma corrente de pensamento que diz não poder haver limites para o fazer graça. Que limitar o assunto, o alvo da graça é tirar a liberdade do humorista, é torná-lo sem graça.

Assistimos à uma geração talentosa de humoristas que parecem não terem pudor algum com relação ao tema e personagens no seu jeito de fazer rir.
A turma do Pânico, CQC, Rafinha Bastos, Marcelo Adnet são exemplos de humoristas da nova geração que ao mesmo tempo tão diferentes, possuem na necessidade do humor sem limites seu ponto em comum. Complicado.

Muito fácil levantar a bandeira do humor sem limites quando não se é o alvo do humorista. Há uma linha bastante tênue entre o engraçado e o ofensivo. 

Limites para o humor?

Ah! Sejamos sinceros. Todo mundo tem lá sua idéia de certo ou errado. De modo torto ou não, todos sabemos quando passamos da medida. 
Penso que o limite deva ser o próprio bom senso do humorista e equipe envolvida. Qualquer coisa além disso é retrocesso, é censura.

O poder de quem sobe em um palco e ou aparece na televisão é muito grande. Há muita gente endeusando e crendo que as palavras ali ditas são as maiores verdades do mundo. É preciso responsabilidade.
Sem dúvida alguma ser humorista não é pra qualquer um.

Quer fazer graça a partir de algo pesado, surpreendente? Legal! Uma boa dose de ousadia é positiva, fundamental em muitos casos, contudo, desagradou, deu mancada, arque com as consequências. 

Assume a bronca Rafinha!.

2 comentários:

Roy Ribeiro disse...

Na minha concepção, não há limites para o humor, mas para as piadas. Nossas palavras podem tanto alegrar alguém, que por sinal é maravilhoso, como podem prejudicar chegando ao ponto de arruinar uma vida. Há uma passagem bíblica sugerindo que sejamos lentos no falar, portanto, vale a pena medir ou pesar as palavras antes de proferi-las. Como costumo a dizer: piada boa é piada respeitosa. Abraço.

PenseaRespeito* disse...

É isso aí Roy, é como disse na postagem. A arte do humor não é pra qualquer um, é preciso talento, respeito, medida...

Abraço!