segunda-feira, abril 23, 2007

Trabalho Informal

Camelôs em São Paulo


O número de trabalhadores informais no Brasil cresce a olhos vistos. Como já andei falando aqui no blog e não é novidade pra ninguém, emprego tá difícil pra todo mundo, sendo assim, natural a galera ir se virando e trabalhando por conta própria.
O governo tem dificuldade em pagar uma aposentadoria decente, alega ter muito aposentado no país, muito fantasma. Estranho que para nossos políticos, aumentar o próprio salário não é dificuldade alguma, ao contrário, é super fácil e rápido.
O problema de excesso de aposentados no futuro muito provavelmente não existirá, pois na informalidade não existe carteira assinada, nem as obrigações atreladas que o registro impõe ao governo e a empresa para com o empregado. Aposentados por tempo de serviço nas próximas décadas, serão espécimes raros, será problema resolvido para o governo brasileiro.
O trabalho informal, ou bico pra quem prefere, tem sua vantagem a medida que seu patrão é você mesmo, não tem chefe, além do que, para os mais "bocudos", ou seja, pessoas que não conseguem muito segurar a opinião, é difícil trabalhar em empresa. Que chefe ou empresa, gosta de funcionário com opinião? São um ou outro porque a maioria, quer mesmo é gente boa pra receber e executar ordens sem muita contestação.

Ouvindo: Demagogue - Urban Dance Squad (Persona Non Grata)

Nenhum comentário: