sábado, setembro 08, 2007

O Poder do Microfone

para ampliar clique na imagem


No rádio quem já ouviu um jogo de futebol, já notou como o jogo monótono, fraco e chato pode se transformar num jogo espetacular?! É só o narrador ter essa intenção.
Na televisão as noticias (importantes ou banais) que são veiculadas ganham tom e tamanho diferentes segundo o interesse da emissora que a divulga. A mentira torna-se verdade, a verdade vira mentira, o poder do microfone é muito grande. É a chamada formação direcionada de opinião, manipulação e cultivo da alienação.
O jornal não é diferente, escreve, emite opinião seguindo uma orientação, mas são poucas pessoas que tem o hábito de ler jornal todos os dias, agora televisão todo mundo vê, hoje em dia são dois, três aparelhos de televisão por família, quem não tem não fala nada, ficou feio não ter televisão em casa.
Incrível não? Com o microfone na mão neguinho tem o poder de falar o que quiser. Aliás a grande maioria só fala o quer, raros são aqueles que escutam. Que mídia abre um grande espaço para críticas pertinentes? Não me vem na memória nenhum.
Nossas verdades, nossas alegrias, tristezas, revoltas, até mesmo nossos preconceitos são realmente nossos ou foram cuidadosamente colocados em nossas mentes pelo microfone “amigo”?! Pense a Respeito.


Ouvindo: Umi Says - Mos Def (Black on Both Sides)


Nenhum comentário: