sexta-feira, novembro 20, 2009

Dia da Consciência Negra

para ampliar clique na imagem


consciência

cons.ci.ên.cia
sf (lat conscientia) 1. Capacidade que o homem tem de conhecer valores e mandamentos morais e aplicá-los nas diferentes situações... 6. Psicol Percepção imediata da própria experiência; capacidade de percepção em geral. Com a mão na consciência: com sinceridade...


Eu não tava no pique de escrever sobre o tema, mas depois de uma discussão sobre o assunto com a minha namorada (eu a favor ela contra), a vontade apareceu e sentei aqui na cadeira pra colocar minha opinião.
Como diz o dicionário Michaelis aí em cima, consciência é a tomada de ciência, a percepção de fato e ou situação. É um despertar, é abrir os olhos.
A consciência negra nada mais é do que o negro saber quem é, saber de sua origem, de seu valor, posicionar-se e em hipótese alguma envergonhar-se de sua condição de negro.
Vivemos no último país a abolir a escravatura, o último a “libertar” os escravos, portanto, é muito recente o passado de escravidão por aqui. Historicamente, podemos dizer que tinha escravo até “ontem” aqui no Brasil, sendo assim, tem muita gente ainda hoje que não aceita muito bem, o negro querer ter igualdade de oportunidades.
Sou a favor de todo e qualquer esboço de atitude que venha exaltar a negritude, que tenha intenção de reconhecer a importância de figuras como Zumbi e tente restituir um pouco da dignidade do povo negro. Um povo que foi violentamente tirado de sua terra e foi forçado a trabalhar feito animal em terra estrangeira, tem que ser de algum modo reparado em suas perdas. Não são uma ou duas gerações que conseguirão aplacar tamanha covardia. Vai reclamar de feriado? Um dia é pouco!!
Se hoje é dia da Consciência Negra feriado que não se trabalha, onde o comércio perde, a indústria não produz, que assim o seja e, que pelo menos um negrinho de periferia acorde, tome consciência e tenha muito orgulho de sua cara preta.


Originariamente Postado em 20 de Novembro de 2007.

Nenhum comentário: