quarta-feira, agosto 08, 2007

Rap Carioca

O Brasil, país de dimensões continentais, com sua população de sotaque e gostos diferentes, produz de tudo um pouco e evidente no que diz respeito a música, tem também por aqui muita coisa. Tem pra todo mundo, depende do seu gosto, é só procurar. Na minha opinião quanto mais elevada a qualidade do som, mais difícil de achar, mas querendo, procurando acha hein.
O rap nacional, contando a realidade que vive seus MC’s, tem o jeito, ou seja, retrata a cidade, o Estado de onde ele é oriundo. O rap paulista tem um jeito, o pernambucano tem outro, o brasiliense outro, o carioca outro. Cada um tem seu sotaque, suas gírias e isso pra mim é bem legal, não significa que seja um melhor que o outro, tudo é rap e mostra bem o que é Brasil. Diversidade.
Tudo isso que eu falei aí em cima, foi pra postar dois cds de rap do Rio de Janeiro que andei ouvindo. Inumanos e Quinto Andar são grupos que fazem produções bem legais, com sotaque carioca, rimas inteligentes e bem sacadas.
Ah, um lance interessante que andei observando também, é como o carioca em geral fala talvez o mais próximo português do falado em terras lusitanas. Não percebi nenhum “nóis vai” no rap dos caras, bem diferente aqui do rap paulista, paulistano. Como dizem os estudiosos, a língua é viva, ninguém segura a danada. Com esse comentário não tô dizendo que o rap bom é o falado com português certinho ou não, tô só observando uma característica da nossa língua, que muda de cidade pra cidade, de Estado pra Estado. É “nóis”!!

Nenhum comentário: