quarta-feira, dezembro 19, 2007

Transposição do Rio São Francisco

para ampliar clique na imagem


Segundo o que andei lendo a respeito, essa transposição do rio pra melhorar a distribuição de água no nordeste é bem mais cara do que se fosse feito em outros rios. Além disso, o rio São Francisco possui populações indígenas nas suas margens, é degradado por lixo que é jogado em seu percurso e não conseguiria irrigar áreas secas ao mesmo tempo que serve de fonte de águas para a hidrelétrica Paulo Afonso. É muita coisa pra “pouca” água.
Como a gente muitas vezes vê no país, politicamente falando, é muito bonito dizer que vai se acabar com um problema (a seca do nordeste), mas não se fala como e a que custo se resolverá esse problema. Utilizar um dinheiro excessivo em uma obra onde as condições não são as mais adequadas é contraditório, sendo assim, mais uma vez prevalecem interesses que passam longe de querer resolver problemas.
Há quem defenda revitalização e não transposição do rio.
O bispo Dom Luiz Flávio Cappio (foto), fez greve de fome e não adiantou muita coisa, chamou atenção, mas hoje foram liberadas as obras de transposição do Rio São Francisco. Caro ou não, o projeto vai seguir adiante. Por que será? Pense a Respeito.

Fonte: (+)


Nenhum comentário: