terça-feira, fevereiro 20, 2007

Carnaval Brasileiro

Manifestação de cultura popular, que ganha as ruas de todo o Brasil, invariavelmente no mês de fevereiro. Essa breve e até pobre definição, fiz agora, sem olhar no dicionário (óia), mas penso não ser verdadeira em sua totalidade.
Salvo algumas exceções, que a gente vê pelo nordeste do país e cidades pequenas espalhadas pelo Brasil, o carnaval ganhou tamanha organização e dinheiro investido na produção, que deixou infelizmente na maioria dos casos, de ser uma manifestação de cunho popular já há algum tempo.
Pessoas vivem dessa “manifestação popular” e quando chega esse período, só mostram o resultado do trabalho feito o ano todo que passou. Fazem isso de graça, por amor a escola e a comunidade? Não sou leviano de afirmar que tudo é falso e ninguém tá lá porque realmente gosta de fazer e participar da festa, mas me digam, na apuração porque a escola de samba que perde briga tanto? Não é manifestação de cultura de um povo? Por que aqueles “abadás” na Bahia custam tão caro? E os camarotes?
Eu não vejo só o lado ruim das coisas não, calma aí gente, esse ano não fui, mas costumo ir ver ensaios das escolas de samba. O som da bateria, o povo cantando o samba enredo é coisa linda, isso sem falar no harém que é um ensaio, tem mulher pra dedéu! Se ensaio é bom, imagina o desfile? Deve ser emocionate!
Tem escola de samba que aproveita a influência que tem na comunidade, carente em sua maioria, e realiza projetos culturais, dá cursos. Aí sim, porque não envereda todo mundo pra esse lado e tira um pouco o caráter de produto que ficou nessa festa da cultura brasileira?
Ouvindo: Argumento - Paulinho da Viola - (Paulinho da Viola - Amor à Natureza)

2 comentários:

Si disse...

Descordo.... em boa parte das tuas colocações.... mas é isso aí!..
"Ca um, ca um"....
bjusss...

Rodolfo disse...

cara, mto bom seu blog
li de cabo a rabo
e queria te perguntar, se vc poderia upar novamente o
The Roots Phrenology ?

bom, valeu de qualquer jeito ! :)