segunda-feira, fevereiro 19, 2007

De Cassius Clay à Ben Johnson

Olha o Esquadrão Classe A aí, quem tem acho que de uns 27 pra cima deve lembrar dessa série, era bem engraçada. O negrão da história era o B-A, Mr. T. Quem já viu minha foto e vê o Mr. T aí já deve estar pensando que eu sou a cara dele né. Tô sabendo.
Bom, eu justifico o post que coloquei com os apelidos ou tentativas de apelido que me perseguiram na escola. Por aqui sabe como é, conforme vai se estudando mais, menos negro na escola, sendo assim, as pessoas passam a te idenficar pelo negro famoso do momento.
O primeiro negro que tentaram me colocar nome foi Cassius Clay (Muhammad Ali), talvez por ser muito novo não pegou, eu nem sabia quem era e também não tava na escola ainda, vai ver por isso que foi o que menos ficou. No primeiro grau, até a oitava série eu virei o Maguila, nessa época o Maguila (não o gorila do desenho o lutador Adilson ou será que era o macaco?) tava fazendo sucesso então ninguém me chamava de Alexandre, só Maguila. Em Santo André, no Júlio, me transformei em Ben Jonhson, o velocista que ganhou dopado, além de tudo fiquei com fama de doidão.
Eu não culpo os colegas que me chamavam de apelido não, pra falar a verdade nunca liguei muito pra isso. Nunca liguei, mas sempre pensei a respeito e acho mais reflexo da sociedade querer padronizar o diferente, vejo como uma forma de querer aproximar aquele que é estranho. É pensar assim, ou encarar uma verdade, que pode ser a de generalizar o negro ao invés de idenficá-lo como sendo quem realmente é.


Ouvindo: Shadow on the Sun - Audioslave (Audioslave)

Um comentário:

Anônimo disse...

e eu q era o buda??kkk ta lembrado??kkk sera q e uma forma d generalizar os japas??mas como diz a musica to nem ai...eu ate gosto dos apelidos,fika sendo uma marca da pessoa,um diferencial.acho q tem muita gente q nem sabe q meu nome e eduardo